Conferência de Assistência Social em Jaraguá do Sul

Conferência de Assistência Social em Jaraguá do Sul

A X Conferência Municipal de Assistência Social de Jaraguá do Sul, que reuniu cerca de 300 participantes no Centro de Convivência (pavilhão C do Parque de Eventos), contou nesta terça-feira (27) com a presença da Córdova Treinamentos e Assessorias.

ABERTURA – Com realização da Secretaria de Assistência Social e Habitação e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), a conferência iniciou na noite de terça-feira (27), com a cerimônia de abertura e uma palestra reunindo cerca de 100 participantes. A solenidade reuniu na mesa de autoridades o vice-prefeito Udo Wagner – representando o prefeito Antídio Lunelli –, a secretária de Assistência Social e Habitação, Maria Santin Camello, a presidente do CMAS, Marcia Cardoso Garcia Teixeiras Tavares, e a representante dos usuários dos serviços da Assistência Social, Luciana Pereira.

A programação da noite de abertura também envolveu a apreciação do regimento interno, seguida pela apresentação palestra tema da conferência: “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”, realizada por Ismael Córdova, diretor da Córdova Treinamentos e Assessorias.

A secretária Maria Camello destaca a fala de Luciana Pereira na solenidade de abertura, quando avaliou os serviços da Assistência Social. Relatando sua experiência pessoal, a moradora do bairro Ribeirão Cavalo – que também já frequentou o Cras Centro – elogiou o atendimento dos profissionais e agradeceu as orientações e o incentivo recebidos na busca seus direitos. Luciana também declarou que todos profissionais da Assistência Social são seus representantes e pediu “reconhecimento maior sobre eles”. Ela ainda solicitou às autoridades mais verba para o setor e reivindicou menos burocracia para facilitar o acesso dos usuários aos serviços.

Na quarta-feira (28), a programação envolveu a área plenária a partir das 13 horas, para apresentação, discussão e aprovação das propostas apontadas nas oficinas. Na sequência, ocorreu a escolha dos delegados que representarão Jaraguá do Sul, com direito a voz e voto, na Conferência Estadual.

De acordo com os organizadores, essas conferências têm como principal característica reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir sobre as prioridades nas Políticas Públicas, bem como sobre a garantia de direitos através dessa política.

Fonte/base: Prefeitura de Jaraguá do Sul

 

Comments are closed